Número de smartphones utilizados para acessar notícias no Brasil é maior que o de computadores, segundo relatório


Pela primeira vez, o número de smartphones utilizados para acessar notícias digitais no país ultrapassou o de computadores.

Por Daniel Batista

O lançamento do primeiro Iphone, em Janeiro de 2007, trouxe grandes inovações para os dispositivos mobile e inaugurou a era dos smartphones. Além da tela touchscreen, o aparelho da Apple também apresentava conexões dos tipos 2G e Wi-Fi,  as quais proporcionavam a possibilidade de acesso a páginas Web, como portais de notícias, de forma prática e portátil.  Aliado a isso, o desenvolvimento dos sites de redes sociais e dos chamados apps (aplicativos) produzidos para esses dispositivos modificou o modo de consumo de informação, tornando a utilização de outros dispositivos, como computadores de mesa, dispensáveis para algumas tarefas, como a leitura de notícias.

Foto: Johan Larsson/Dropbox

De acordo com um relatório divulgado pela GSMA (Organização que representa operadoras móveis do mundo todo), o Brasil contava no terceiro trimestre de 2017 com 234,6 milhões de smartphones conectados a redes sem fio, sendo o país com o maior número da América Latina. Diante desse cenário, grandes veículos tradicionais de comunicação passaram a produzir conteúdos para um novo publico que estava se formando, os usuários web.  Essas mudanças também foram determinantes para a criação dos chamados “aglomerados de notícias”, apps (aplicativos) voltados para smartphones nos quais são reunidos conteúdos noticiosos produzidos por diversos veículos de comunicação.

Uma pesquisa feita pelo Reuters Institute for the Study of Journalism da Universidade de Oxford em 36 países resultou em um relatório que revelou que o número de smartphones utilizados para acessar notícias no Brasil foi maior, pela primeira vez, que o de computadores no ano de 2016. Outro destaque do relatório é o fato de o país dividir a liderança do ranking com o Chile entre os que mais compartilham notícias via redes sociais. A pesquisa foi realizada com uma amostra de pessoas com quantidade proporcional a população total de cada país.


Baseada no relatório da instituição inglesa foi realizada uma pesquisa com 182 alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) que obteve resultados semelhantes. O smartphone foi o dispositivo mais votado dentre as opções como o mais utilizado para acessar notícias, obtendo 162 votos de um total de 259.Quanto ao compartilhamento de noticias por sites de redes sociais, o Facebook foi a plataforma mais votada, obtendo 91,2% dos votos, contra o Whatsapp, segundo colocado, com 19,8%.


Os resultados das pesquisas demonstram uma tendência mundial de crescimento na utilização de smartphones para diversas tarefas. Dessa forma, outros dispositivos, como desktops e notebooks, passam a ser cada vez menos utilizados. Para o estudante de Ciência da Computação Giuliano Neves Damasceno, de 21 anos, a praticidade do smartphone é fundamental para a sua utilização, e a tendência é que o número de usuários desses dispositivos aumente. “Não acredito que aconteça a substituição completa, mas pela praticidade do smartphone a tendência é que esses dispositivos passem a ser mais utilizados”, conta.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Facebook

O A Pauta

O projeto "A pauta" foi desenvolvido como atividade da disciplina de Webjornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).